Fenaj apresenta pesquisa nacional sobre condições de saúde mental dos profissionais de imprensa

Divulgação será realizada na sede da Fundacentro, em São Paulo, como ação para celebrar o Dia do Jornalista

04/04/2024 11:00
Fenaj apresenta pesquisa nacional sobre condições de saúde mental dos profissionais de imprensa /Crédito: Reprodução

A sede da Fundacentro, em São Paulo, receberá uma apresentação da Pesquisa nacional sobre condições de saúde mental dos jornalistas, projeto idealizado pela instituição em conjunto com a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). O evento acontecerá na próxima terça-feira, 9, às 14h, e faz parte da celebração do Dia do Jornalista, comemorado em 7 de abril, e conta com apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O estudo tem como objetivo identificar os impactos da pandemia e dos novos arranjos laborais, aprofundados a partir da reforma trabalhista de 2017. A Fenaj ainda destaca que ?ataques diretos à categoria foram feitos pelo governo Bolsonaro?, principalmente às mulheres e profissionais de grandes veículos de Comunicação, e, com isso, consequências foram sentidas na saúde mental dos jornalistas brasileiros.

Com o projeto, a Federação e os 31 Sindicatos filiados pretendem identificar os impactos no bem-estar geral desse público e fornecer os dados como contribuição para outros estudos relacionados à saúde mental no trabalho. Além disso, os resultados também servem para formular políticas sindicais, negociar com entidades patronais e criar leis que protejam o profissional do assédio e da pressão.