O presidente da Federação Internacional dos Jornalistas (FIJ), Jim Boumelha, encarregou-se de expor internacionalmente a luta dos jornalistas e da sociedade brasileira em defesa do diploma. “Me comoveu a força e emoção desse congresso, com mais de 300 participantes de 31 sindicatos filiados à Fenaj. Também me surpreendeu a força da união em torno da campanha mais importante para defender a qualidade de seu jornalismo”, havia dito, já no 33º Congresso Nacional dos Jornalistas, realizado
O gesto de Boumelha movimentou entidades de diversos continentes que, além de manifestações de solidariedade à categoria, também estão se posicionando em cartas e e-mails encaminhados ao Supremo Tribunal Federal. Só nós últimos dias, foram encaminhadas posições de entidades da Finlândia, Islândia, Cipria Perú, Tunísia, Grã-Bretanha e da Federação dos Jornalistas da África, sediada no Senegal. Os manifestantes alertam que a defesa do diploma é garantia de um jornalismo de qualidade e expressa o direito da sociedade de ser bem informada.

