Com novo número (206/2012), a PEC dos Jornalistas já tramita na Câmara dos Deputados. Para garantir a votação da matéria até o fim deste ano, a Federação Nacional dos Jornalistas definiu um plano de ação. Além das articulações com lideranças da Câmara e da Comissão de Constituição e Justiça, órgão ao qual a proposta foi encaminhada, a entidade irá propor à Frente Parlamentar em Defesa do Diploma a organização de um ato nacional em defesa da proposta.
Nos mesmos moldes do que foi feito quando a PEC tramitava no Senado, um ‘Placar Nacional’, contendo o posicionamento de cada deputado sobre a PEC 206/2012, será publicado no site da entidade. A Fenaj também orienta os sindicatos da categoria a organizarem e publicarem em seus sites e veículos de comunicação os respectivos placares regionais.
Debates e manifestações públicas, produção de artigos e campanha de e-mails de sensibilização aos parlamentares também compõem as ações propostas.“É fundamental que os sindicatos e apoiadores intensifiquem a campanha junto aos deputados da sua região, insistam nas suas adesões à Frente Parlamentar em Defesa do Diploma, e ampliem a defesa da obrigatoriedade da formação superior em Jornalismo para o exercício da profissão”, defende Valci Zuculoto, membro da diretoria da Fenaj e do Grupo de Trabalho da Campanha em Defesa do Diploma.
O trabalho do GT também será reforçado com a inclusão das vices-presidências regionais da Federação, que passarão a também atuar junto aos sindicatos de cada região. O objetivo é estimular a ações e, assim, fortalecer a campanha.

