Constituir-se em uma vanguarda criativa composta por publicitários dos cinco continentes é um dos objetivos do 17º Festival Mundial de Publicidade de Gramado. O encontro, o terceiro maior do mundo e o mais reconhecido na América Latina, será realizado nos dias 3, 4 e 5 de junho no Serra Park e terá como tema central Inovação e Vanguarda Criativa.
O publicitário e presidente do evento, Alexandre Skowronsky ressalta que o festival é o único a realizar premiação em três idiomas (inglês, português e espanhol). “Esta é uma edição histórica. Vamos promover o festival com o maior número de participantes internacionais”, destaca o publicitário. Com o tema e a mudança nos critérios de julgamento, Skowronsky acredita em um resgate no foco do evento e o retorno da presença massiva de agências e profissionais. Na edição deste ano, haverá uma nova forma de apresentação dos trabalhos, que será presencial e terá um integrante de cada continente como jurado. “A proposta busca uma participação efetiva de mais profissionais em atuação no mercado”, projeta o presidente do Festival.
Como patrono do encontro, a organização buscou o publicitário Washington Olivetto, diretor de criação e presidente da W/Brasil. Olivetto foi o ganhador do primeiro Leão de Ouro da publicidade nacional no Festival de Cannes em 1974, com o filme “Homem com mais de quarenta anos” e é hoje um dos principais nomes da publicidade no mundo.

