Notícias

Folha também é condenada pelo episódio da Escola Base

Justiça entendeu que liberdade de imprensa deve respeitar a honra das pessoas

Depois do jornal O Estado de S. Paulo e da revista Istoé, agora foi a vez da Folha de S. Paulo ser condenada a indenizar os donos da Escola Base, acusados injustamente pela imprensa de violentar crianças. O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou a Folha a pagar R$ 750 mil aos donos da escola porque a turma julgadora entendeu que o direito de informação e a liberdade de imprensa se sustentam no cuidado com a honra e dignidade das pessoas. A quantia será dividida entre o casal Icushiro Shimada e Maria Aparecida Shimada, e pelo motorista Maurício Monteiro de Alvarenga.

Na semana passada, o Estadão foi condenado, pela mesma 6ª Câmara de Direito Privado, a pagar R$ 250 mil a cada um dos donos da escola. No último dia 19, a 10ª Câmara de Direito Privado do TJ condenou a Editora Três, proprietária da revista Istoé, a pagar indenização, por danos morais, no valor de R$ 200 mil.

A condenação é motivada pelas informações veiculadas em 1994 pela imprensa nacional, que afirmaram que alunos da Escola Base, no Bairro da Aclimação, em São Paulo, sofreram abuso sexual. Os diretores da escola provaram que foram acusados injustamente, e o caso tornou-se um dos mais emblemáticos exemplos de equívocos cometidos por jornalistas no país.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.