Fotografia e Jornalismo são as novidades do 11º 'Prêmio Ajuris Direitos Humanos'

Inscrições para concorrer à distinção da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul começam nesta quinta-feira

Jornalistas também podem concorrer ao prêmio - Crédito: Divulgação/Pixabay

Estão abertas as inscrições para os profissionais que desejam concorrer ao 'Prêmio Ajuris Direitos Humanos 2021'. O prazo foi aberto nesta quinta-feira, 8, e se encerra às 18h de 30 de setembro. A novidade da 11ª edição é que os fotógrafos e jornalistas também podem ser premiados, pois o evento deste ano abrange estas duas novas categorias. Além das novidades, a distinção possui mais duas divisões: Boas Práticas e Monografia Acadêmica.

Na modalidade Fotografia serão premiados os três melhores projetos sobre o tema. O concorrente precisa enviar um conjunto de cinco a 10 fotografias e narrativas contextualizando as imagens ao tema de Direitos Humanos que foi abordado.

No Jornalismo, cada profissional pode enviar uma reportagem que tenha como pauta os diferentes impactos da pandemia na sociedade. O trabalho tem que ter contribuído para o combate da crise sanitária. Os materiais devem ter sido publicados entre 1º de outubro de 2020 e 30 de setembro de 2021, em qualquer meio de comunicação nacional. As duas novas áreas são de abrangência nacional e somam R$10 mil em premiações.

Para o diretor do Núcleo de Direitos Humanos da Ajuris, Daniel Neves Pereira, esta ampliação reforça a importância que a entidade dá para o debate dos Direitos Humanos. "A gente precisa estar constantemente lutando na busca desses direitos. E essa busca depende de atores comprometidos com a causa, como é o caso da Ajuris, que utiliza seu lugar de destaque para promover esse debate", ressalta.

Completam as áreas a serem reconhecidas: Boas Práticas e Monografia Acadêmica. Na primeira, serão destacadas as ações realizadas por entidades ou organizações da sociedade civil do Rio Grande do Sul ,que tenham promovido o implemento, a difusão e a educação de Direitos Humanos. Na segunda, serão premiados os melhores trabalhos acadêmicos de estudantes de graduação em Direito. Somando todas as categorias, o valor dos prêmios totaliza mais de R$25 mil.

Comentários