Notícias

Fotógrafo lança livro sobre natureza gaúcha

Zé Paiva percorreu unidades de conservação de proteção integral do Rio Grande do Sul

O fotógrafo Zé Paiva percorreu todas as unidades de conservação de proteção integral do Rio Grande do Sul, coletando material para o livro Expedição Natureza Gaúcha. O trabalho será lançado com uma mostra fotográfica no dia 5 de agosto, a partir das 19h30, no Centro Cultural CEEE Erico Veríssimo, em Porto Alegre. Gaúcho radicado em Santa Catarina, Paiva transformou sua inquietude em um projeto documental que alia arte e ciência. Pioneiro, o projeto é o primeiro a documentar as áreas de proteção ambiental do Brasil. Em 2005, Paiva lançou a primeira etapa com o livro Expedição Natureza – Santa Catarina, que pode ser encontrado nas livrarias e na internet.

Segundo o fotógrafo, o projeto “Expedição Natureza” busca redesenhar a ecologia dos Estados brasileiros e chamar a atenção da sociedade para as questões ecológicas antes que seja muito tarde. “Minha inspiração é a sabedoria dos mestres naturalistas como Fritz Müller, Carl Friedrich von Martius e Padre Balduíno Rambo, que olhavam o evento científico aglutinado a uma compreensão, sensibilidade e qualidade artística. A busca deste olhar traduz uma nova possibilidade de sensibilização da sociedade contemporânea para as questões culturais e ambientais”.

Incentivada pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura, a etapa no Rio Grande do Sul contou com o apoio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema – RS) e patrocínio da Eletrobrás e do Banrisul. Por meio deste incentivo, Zé Paiva e seu assistente percorreram, de julho a dezembro de 2007, áreas protegidas sob a responsabilidade do Governo Federal.

As viagens foram divididas em três expedições, sendo que a primeira passou pela planície litorânea, percorrendo o litoral de Torres ao Chuí e voltando pela margem oeste da Lagoa Mirim e Laguna dos Patos. Na segunda expedição foi documentado o planalto gaúcho; cobrindo a Reserva Biológica Estadual da Serra Geral, Estação Ecológica Estadual de Aratinga, Parque Estadual de Tainhas, Parque Nacional da Serra Geral, Parque Nacional dos Aparados da Serra, São José dos Ausentes e o Parque Estadual de Ibitiriá. A terceira foi pela campanha gaúcha. Iniciou na Serra do Sudeste, em Cacapava do Sul, seguiu pela Depressão Periférica até chegar aos Campos Sulinos, subiu o Rio Uruguai e terminou nas Missões.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.