Um manifesto intitulado ‘Banda Larga é um direito seu!’ foi divulgado nesta terça-feira, 19, durante o seminário ‘Banda larga e desenvolvimento local – os benefícios para as cidades gaúchas’. O objetivo é chamar a atenção para a importância da internet barata e de qualidade. O texto aborda o tema como um direito de todos, independentemente de localização ou condição socioeconômica. “O acesso à internet é essencial porque permite o mergulho na rede que integra diferentes modalidades de serviços e conteúdos, funcionando como um espaço de convergência de distintas perspectivas sociais, culturais, políticas e econômicas”, diz o texto.
Segundo o diretor de Inclusão Digital do governo do Estado, Gérson Barrey, a ideia é levar a população a aderir ao movimento como forma de pressionar as empresas que atuam no ramo a reverem o valor do serviço. O diretor falou do programa gaúcho de banda larga, que passa pela integração entre órgãos públicos, que estarão trafegando em alta velocidade em dados, voz e imagem. Como benefícios, Gérson citou os próprios órgãos públicos, que poderão se comunicar sem utilizar serviços de telefonia. A aplicação pode se dar em outros projetos, como a telemedicina, que dispensa deslocamento de médicos e pacientes para acesso a resultados de seus exames. Também a educação à distância, e o teletrabalho, que proporcionaria a jovens desenvolverem localmente aplicativos para grandes marcas de equipamentos de Tecnologia da Informação (TI).
Clique aqui para acessar o manifesto.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial