Notícias

Gilberto Perin assina exposição “Fotografias para imaginar”

Com financiamento do Fumproarte, projeto reúne exposição e livro com mesmo título

Imagem do projeto ‘Fotografias para imaginar’ | Crédito: Gilberto Perin\n

O projeto “Fotografias para Imaginar”, desenvolvido por Gilberto Perin, inaugura exposição na terça-feira, 16, às 19h, na Sala Aldo Locatelli da Prefeitura de Porto Alegre. Em cartaz até 31 de julho, a iniciativa, que conta com financiamento do Fumproarte, surgiu em 2012 e apresenta imagens produzidas no Brasil e no exterior, que revelam espaços sem a presença humana, propondo que o limite documental da fotografia seja ultrapassado.

No mesmo dia, será lançado o livro homônimo, que reúne 16 fotografias de Perin, mais o olhar de 16 escritores e 16 artistas convidados pelo fotógrafo para interferir no seu trabalho e escrever textos inspirados na obra escolhida por cada um deles. “Os artistas criaram novas obras através de uma interferência/apropriação/recriação/estímulo a partir das imagens. Cada fotografia escolhida por um escritor instigou a criação para um conto/poema/texto experimental que surgiu da imaginação dele. É isso que esse livro e a exposição apresentam: a foto original; mais uma obra recriada a partir dela; e mais um texto a partir da impressão que ela causa em cada um deles”, conta.

A publicação e a exposição têm a participação de nomes como Carlos Urbim, Charles Kiefer, Ignácio de Loyola Brandão, Martha Medeiros, Luiz Antonio de Assis Brasil, André Venzon, Britto Velho, Chico Baldini, Régis Duarte e Zoravia Bettiol, entre outros. O livro “Fotografias para Imaginar” tem também um sentido de prosseguimento com a experiência integrada entre fotografia, texto e obras visuais.

A partir da publicação, foi criado um projeto para professores trabalharem com alunos de 12 a 17 anos. Suzana Saldanha, atriz e Mestre em Teatro-Educação, sistematizou o projeto para que os professores apliquem nas escolas do ensino fundamental e médio uma oficina teórico-prática, onde os participantes serão estimulados a criar a partir de fotos, textos e obras visuais desse livro. O objetivo é instigar a imaginação, a memória, o senso estético e crítico, além de promover a reflexão, discussão e trocas coletivas propiciando a formação de um cidadão consciente e crítico. Os mil exemplares impressos serão distribuídos gratuitamente em escolas, bibliotecas, museus, galerias e entidades que trabalham com jovens adolescentes.

‘Fotografias para Imaginar’ tem entrada franca. A Sala Aldo Locatelli funciona de segunda a sexta das 09h às 12h e das 13h30 às 18h.

Mais sobre o projeto “Fotografias para imaginar”

Participação dos escritores:

Aldyr Garcia Schlee – Ana Mariano – Carlos Gerbase – Carlos Urbim

Charles Kiefer – Cíntia Moscovich – Ignácio de Loyola Brandão – Luís Artur Nunes

Luiz Antonio de Assis Brasil – Luiz Ruffato – Martha Medeiros – Paulo Scott

Pedro Gonzaga – Pena Cabreira – Ricardo Silvestrin – Tailor Diniz

E dos artistas:

Alfredo Aquino – André Venzon – Bebeto Alves – Britto Velho

Carlos Ferreira – Chico Baldini – Denis Siminovich  – Eduardo Haesbaert

Felipe Barbosa – Fernando Baril – José Francisco Alves – Mário Röhnelt

Régis Duarte – Sandro Ka – Zoravia Bettiol – Walmor Corrêa

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.