Google anunciou que começará a inserir anúncios no novo Modo IA, uma função de busca inteligente. A apresentação da novidade foi realizada durante o evento Google Marketing Live, realizado na Califórnia. O novo modelo é diferente dos rápidos resumos que a empresa mostrava no topo dos resultados (os AI Overviews). Agora a iniciativa é feita para responder perguntas mais longas e complexas.
Um exemplo para o modelo pode surgir na busca por criar um site para um pequeno negócio com poucos recursos. O Google poderá mostrar uma resposta mais aprofundada, com orientações, sugestões de produtos e estratégias. Se for útil, o sistema também pode exibir um anúncio de uma plataforma para criação de sites, ajudando o usuário a começar seu projeto. A novidade chega junto com outras atualizações: o Google incorporou o Gemini 2.5, uma ferramenta de busca aprofundada e recursos voltados para compras.
Anteriormente, os anúncios nos AI Overviews apareciam apenas em celulares e agora também serão testados em computadores nos Estados Unidos. Empresas que utilizam ferramentas automatizadas do Google poderão ter seus anúncios exibidos tanto no Modo IA quanto nos Overviews. A empresa informou que o recurso dos AI Overviews estará disponível para usuários em mais de 200 países.

