Governador anuncia que POA será a casa do South Summit Brasil até 2027

Expectativa é que o festival acabe se tornando permanente no calendário da Capital gaúcha

José Renato Hopf e María Benjumea, fundadora do South Summit - Crédito: Marcos Nagelstein/Agência Preview

O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, anunciou que o South Summit Brasil continuará a ser realizado em Porto Alegre pelos próximos cinco anos. Segundo foi informado em vídeo, publicado nas redes sociais nesta segunda-feira, 27, o governo aceitou a proposta da organização após manifestar o desejo de receber o evento novamente. "Sem dúvida alguma, o Estado e a nossa Capital se colocam no mapa da tecnologia e da inovação mundial", enfatizou.

O presidente do South Summit Brasil e cofundador da 4all, José Renato Hopf, avalia que o período de cinco anos traz muita segurança, pois acredita que, até 2027, o festival acabará se tornando permanente no calendário de Porto Alegre. "Para o Rio Grande do Sul, e para a Capital como cidade-sede, é maravilhoso. É realmente muito importante para a consolidação de um ecossistema de inovação a gente ter esse evento confirmado", afirma. Ele ainda confirmou que a ideia é que a programação continue sendo realizada no Cais Mauá.

Conselheiro do South Summit em Porto Alegre, Eduardo Lorea também aponta para a possibilidade de realização de edições menores e temáticas em outras cidades. "O evento está empenhado em reforçar a aliança estratégica para negócios de inovação entre Europa e América Latina, utilizando a ponte entre Madri e Porto Alegre como vetor", pontuou.

Nada está garantido

Com as eleições marcadas para outubro, essa previsão só será concretizada se a pauta da inovação estiver nos planos de investimentos do próximo governo estadual. No entanto, Ranolfo Vieira Júnior se comprometeu em deixar cimentadas as bases do acordo com a organização do festival. Vale lembrar que a edição realizada neste ano contou com a união do governo do Estado, da prefeitura de Porto Alegre e de membros do setor privado, que dividiram os custos. 

Até mesmo as reformas do Cais Mauá dependeram do auxílio de empreendedores, especialistas, financiadores de startups e adeptos da inovação em geral. Até o momento, apenas a edição marcada para 29, 30 e 31 de março de 2023 está confirmada. Como o próximo South Summit será preparado ao longo deste ano, quando o governador eleito tomar posse, não será possível desfazer o que já estiver definido. Além disso, o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, também já demonstrou estar comprometido com a repetição do festival.

Comentários