Está previsto para amanhã, 29, o decreto que oficializa a opção brasileira pelo sistema japonês de TV digital. A solenidade será realizada no Palácio do Planalto, às 10h, e o ministro do Interior e da Comunicação do Japão, Heizo Takenaka, deve estar presente. Entre os itens estabelecidos no acordo, formalizado através de assinatura do presidente Lula e do ministro japonês Takenaka, estão a incorporação de políticas de cooperação industrial e a implantação de uma indústria de semi-condutores.
Os ministros que participaram das discussões para a adoção da TV digital no Brasil estão reunidos, hoje, no Palácio do Planalto para concluir o texto do decreto presidencial, que deve ter cerca de 15 artigos. A preferência pela alta definição da imagem, ou pela definição padrão, com qualidade inferior, não deverá ser determinada. Essa decisão será de responsabilidade de cada emissora. Conforme já estabelecido, as redes de televisão brasileira terão 18 meses para adotarem, comercialmente, o sinal digital. A transição total, no entanto, deve ocorrer apenas em dez anos.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial