A partir de 1º de março, será de R$ 700 o valor do Piso Regional do Rio Grande do Sul, da Faixa 1. O anúncio foi feito pelo governador Tarso Genro durante a reunião-almoço com o secretariado e os deputados da base aliada nesta segunda-feira, 19, no Galpão Crioulo, no Palácio Piratini. O projeto propondo o reajuste de 14,75% será enviado à Assembleia Legislativa ainda nesta semana. Atualmente, o piso alcança 34 categorias profissionais. O reajuste de 2011 foi de 11,9%.
Nos meses de janeiro e fevereiro valerá a Faixa 2 do piso atual, que é de R$ 624, para não ficar menor que o salário mínimo nacional que vigora em 1º de janeiro, com reajuste de 14,26%, resultando no valor de R$ 622,76. O governador afirmou que atendeu ao pedido das federações empresariais do Estado de retardar para 1º de março, e não para 1º de janeiro, a data de entrada em vigor do salário regional. Porém, a partir de 2013, a data será a mesma do salário mínimo nacional, 1º de janeiro. A negociação foi conduzida pelo secretário executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, Marcelo Danéris, na Câmara Temática Piso Regional, reunindo, além dos conselheiros, representantes da Casa Civil, Secretaria da Fazenda, Gabinete dos Prefeitos e Assessoria Superior do Governador


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial