O novo modelo de concessão para os pedágios instalados no Estado deverá ser definido até o final do ano, de acordo com do secretário de Estado de Infraestrutura e Logística (Seinfra), Beto Albuquerque, que participou do Tá na Mesa da Federasul nessa quarta-feira, 24. Embora confirme que os pedágios serão mantidos, o secretário garante que “o novo modelo está sendo estudado por uma Câmara Especial do Conselho de Desenvolvimento do Estado para atender, acima de tudo, os interesses dos usuários”.
Segundo Albuquerque, o governo prevê para os próximos três anos, um investimento total de R$ 2,5 bilhões em infraestrutura a partir de 2012. A verba faz parte de recursos do Estado, do Banco Nacional do Desenvolvimento (BNDES) e do Banco Mundial. Neste montante estão projetos como o da pavimentação de rodovias para os municípios gaúchos que ainda não têm acesso asfáltico, e a Rodovia do Parque. “Dos 104 municípios sem acesso asfáltico, 46 já estão com obras sendo executadas”, disse. Ele informou ainda que o governo deve apresentar, em 60 dias, um inventário da malha rodoviária estadual.
A área hidroviária também foi citada como uma das prioridades do governo do Estado. A ideia é aproveitar a movimentação com a Copa de 2014, e adequar o trajeto Rio Grande – Porto Alegre para a navegação noturna. “Este projeto, favorece a logística hidroviária e viabilizaria a entrada de navios com turistas durante a Copa”, explica. Além disso, o Estado tem um projeto de aprofundamento do calado de 17 para 20 pés, o que possibilitaria o trânsito de navios ainda maior neste mesmo trecho.


