Graduação: PUCRS lança curso de 'Produção Artística e Cultural'
Novidade possibilitará que os estudantes tracem a própria trajetória
A Pontifícia Universidade Católica (PUCRS) lança, para o próximo semestre, uma nova opção de graduação. Trata-se do curso de 'Produção Artística e Cultural', que busca possibilitar que os estudantes tracem a própria trajetória. A novidade na grade curricular tem como objetivo proporcionar o gerenciamento de projetos culturais, conectando arte, entretenimento e inovação na indústria criativa. Além disso, busca proporcionar que o aluno tenha a oportunidade de vivenciar a profissão desde o primeiro dia.
A graduação é resultado de uma parceria estratégica entre a Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) e a PUCRS Cultura, com o apoio da Escola de Humanidades. Nela, o estudante poderá aprender na prática como promover, planejar e gerenciar uma diversidade de manifestações artísticas, desde exposições e festivais de música até espetáculos, eventos literários e curadoria.
Estudo de campo
A PUCRS realizou uma pesquisa que apontou que, embora existam muitos profissionais atuando na cultura e criatividade no Estado, a maioria deles não tem formação acadêmica na área. Conforme a decana da Famecos, Rosângela Florczak, foi identificada uma lacuna na formação de profissionais para a produção cultural, mesmo em um estado com um cenário tão vibrante. "Muitas vezes, artistas de fora buscam produtores locais e enfrentam dificuldades para encontrar profissionais disponíveis", afirma.
O novo curso oferece disciplinas que abrangem desde mercado da produção cultural, captação e gerenciamento de recursos, cenários musicais, artes populares, eventos esportivos, entre outras, até organização de espaços expositivos digitais e grandes espetáculos. Os conteúdos dialogam com o campo das artes, da cultura e da indústria criativa.
Ricardo Barbarena, um dos idealizadores do curso e diretor da PUCRS Cultura, destaca que um dos grandes diferenciais do curso é o foco em práticas regulares desde o início. "Queremos incubar os estudantes dentro da produção cultural. Imagine o aluno produzindo uma peça que esteja sendo apresentada no Campus. Essa vivência prática trará uma vantagem imensa para quem deseja atuar na área", disse.
Sobre as aulas
O formato das aulas será adaptado à realidade do mercado cultural, com encontros concentrados de segunda a quinta-feira. Isso permite que os alunos, muitos já envolvidos em projetos ou outras áreas de atuação, possam se dedicar à produção artística e cultural nos finais de semana, quando grande parte dos projetos ocorrem.
O Campus será o laboratório e cenário ideal para colocar em prática os projetos idealizados em sala de aula. Com aulas imersivas, oficinas e projetos colaborativos, será possível mergulhar neste universo e se conectar com agentes da indústria criativa. Além de disciplinas práticas, a partir do segundo semestre, o aluno será orientado a desenvolver um projeto de impacto. Ao todo, serão quatro entregas criativas: no primeiro semestre, uma exposição no Campus, no segundo, um projeto de diversidade e impacto cultural, no terceiro, um projeto para mídias digitais e no quarto um grande evento.
Segundo Paula Puhl, professora da Famecos e coordenadora do curso, a ideia é que todas as atividades tenham uma integração com essa cena artística e cultural da região. "Iremos construindo junto com os nossos estudantes, por isso, será um processo em permanente construção", explica.