A mais conhecida organização ambientalista do mundo, o Greenpeace, manifestou, em comunicado publicado em seu site, felicitações a Apple pelo lançamento dos tocadores iPod (Touch, Nano e Classic) de nova geração, que são anunciados como menos poluentes e mais facilmente recicláveis. A estratégia da empresa de Steve Jobs, segundo a ONG, motivada principalmente para deixar o décimo-primeiro lugar entre as chamadas empresas verdes, foi suprimir certos produtos químicos, como PVC, mercúrio e arsênico e também prever a reciclagem já na fase da produção.
A ONG avisa, porém, no mesmo documento assinado por seu porta-voz Casey Harrell, que ficará alerta: “É certo que o iPhone3G ainda não resolveu seus problemas ambientais que denunciamos por ocasião do lançamento da primeira versão do smartphone”. A organização acrescenta que espera que Jobs tenha dado apenas uma amostra do que vai fazer e que ele faça anúncios similares (ao do iPod) em relação ao iPhone e aos Macintosh.

