Grupo Bandeirantes prepara ampla cobertura eleitoral

Largada será dada no domingo, com o primeiro debate entre candidatos ao Piratini

Ações começam com o debate - Divulgação

O Grupo Bandeirantes prepara uma ampla cobertura eleitoral ao pleito, que ocorrerá no mês de outubro. A largada, no entanto, será dada já neste domingo, 7, quando a emissora transmitirá o primeiro debate entre os candidatos ao Governo do Rio Grande do Sul. A ação ocorre em sincronia com todas as filiais estaduais da Band e, também, na matriz, em São Paulo.

A preparação para este momento começou ainda em janeiro, com reuniões em âmbito nacional e, a partir de maio, a sucursal gaúcha começou a organizar sua programação, que se inicia com o debate. É o que explica o gerente de jornalismo das rádios do Grupo, Oziris Marins. "É a largada, efetivamente, da cobertura das eleições, o que vai engatilhar uma série de ações que temos, tanto em rádio, quanto TV e plataformas digitais", contou, em entrevista ao portal Coletiva.net.

O Grupo Bandeirantes é pioneiro na realização do diálogo entre candidatos, desde a redemocratização, em 1989. Para Oziris, essa é uma boa oportunidade, tanto para os postulantes ao poder, quanto para o eleitorado. "É o momento em que os políticos estão sem a maquiagem do marketing eleitoral", apontou, enquanto ainda relata que é quando o público pode ver "o verdadeiro caráter" das ideias de cada um.

Todos têm espaço

Apesar disso tudo, o conglomerado de Comunicação não para por aí. No debate, como manda o regramento da Justiça Eleitoral, todos os partidos com representação legislativa devem participar. No Rio Grande do Sul, são oito grupos políticos com representantes na Assembleia Legislativa - e que têm presença confirmada e obrigatória no domingo. Porém, como explica o gerente de jornalismo, todos os 11 disputantes terão espaço. Os demais terão um lugar de fala no Band Eleições, que vai ao ar uma vez por semana, e será reforçado. "Serão entrevistas a candidatos, à Justiça Eleitoral e a cientistas políticos, que irão ao ar pela TV e pelas rádios Bandeirantes e Bandnews, em horários alternados", informou. 

A filial gaúcha também tem a função de alimentar a rede, a emissora principal em solo paulistano. Há pouco mais de um mês, conforme explica Oziris, materiais sobre as eleições são enviados a São Paulo. Além de que, uma rodada de entrevistas com os principais nomes ao Piratini tenha sido realizada na Band News, canal sob assinatura do grupo. "Nesse momento, por exemplo, temos as convenções, com o cenário quase todo praticamente definido. Mas, a gente vem gerando conteúdo, tanto em rádio, quanto televisão e plataformas digitais, isso diariamente, que vão sendo colocados na grade nacional", disse sobre a produção regional para a matriz.

Dia do voto

Para o dia das eleições é preparada uma cobertura que se estende pelo dia todo, começando às 7h nas rádios e finalizando após a apuração das urnas, já no fim de noite. Para tal, segundo Oziris, a Band contará com a redação integrada, que trabalha de forma conjunta para rádio, TV e plataforma digital. Na televisão, no entanto, os horários ainda precisam ser definidos, tanto para a programação estadual, quanto para a grade nacional. 

Até o horário do encerramento das votações, às 17h, o time de jornalistas focará em cobrir o pleito, acompanhando candidatos e estando em seções eleitorais. Os postulantes ao governo do Estado e ao Senado, ainda, serão entrevistados, e terão um tempo determinado para as respostas. Assim que a apuração começar, a cobertura muda e o time de especialistas e cientistas políticos ganha destaque. Comandados por duplas de apresentadores que serão revezados durante o dia, eles comentarão os resultados e os cenários para o segundo turno. É previsto, ainda, que os escolhidos pelo povo sejam ouvidos pelos microfones da Bandeirantes. 

A organização da emissora, também, já vislumbra o segundo turno e tem o dia dos debates para a parte final da votação: 5 de outubro. "A data está confirmada e já ajustada com os partidos. Pode ser que tenha alguma alteração, mas é muito difícil. É uma data nacional de debates do Grupo Bandeirantes", afirmou Oziris.

Comentários