Um primeiro esboço do projeto de uma rede de TVs públicas que seja “plural, isenta e de qualidade” vai ser entregue ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em cerca de 30 dias. Um grupo integrado pelos ministérios da Educação, da Cultura e das Comunicações e sob a coordenação do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Franklin Martins, vai discutir três temas: os modelos de financiamento, gestão e rede.
A decisão foi tomada ontem, após três horas de reunião no Palácio do Planalto, da qual participaram, além de Lula e Franklin, os ministros da Educação, Fernando Haddad, das Comunicações, Hélio Costa, do Planejamento, Paulo Bernardo, da Cultura, Gilberto Gil, da Casa Civil, Dilma Rousseff, e da Secretaria Geral, Luiz Dulci. “A TV pública que se pretende instalar não será uma TV de governo. Ela deverá ser plural, veicular informação isenta e de qualidade”, explicou o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.
“Deverá ainda desempenhar um papel complementar ao papel da TV privada. Além disso, contemplará a produção independente e desenvolverá jornalismo equilibrado. Está previsto, também, que ela tenha amplo espaço para divulgação de programação cultural”, completou Baumbach. O governo pretende, segundo o porta-voz, que a discussão sobre a implantação da TV pública ocorra em sincronia com a implantação da TV digital no Brasil, prevista para este ano. A primeira reunião do grupo de trabalho ainda não está marcada.

