Grupo RBS inicia a semana com evento para mulheres

Café da manhã especial foi parte da campanha em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado domingo

Encontro faz parte da campanha #ÉAsGuria - Divulgação/Coletiva.net

A manhã desta segunda-feira, 9, foi marcada no Grupo RBS por um café da manhã especial, oferecido ao público feminino como parte da campanha em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado ontem, 8. Com o conceito #ÉAsGuria, o bate-papo realizado na sede da empresa de mídia teve o objetivo de "valorizar a coragem e a determinação de quem faz acontecer todos os dias".

Para protagonizar o evento 'Os papéis das mulheres nos novos tempos', foram convidadas a apresentadora do Jornal do Almoço, Cristina Ranzolin; a telespectadora da RBS TV Kate Krogh; a sócia-fundadora do Destemperados Lela Zaniol; a diretora de Jornalismo de Jornais e Rádio do Grupo RBS, Marta Gleich; e a assistente de Marketing do Grupo RBS Stephani Paz. Ao dividir suas experiências de vida e suas crenças sobre a transformação do papel da mulher na sociedade, elas tiveram a mediação da vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle, e da editora-chefe da Rádio Gaúcha, Andressa Xavier. Todas elas estampam o anúncio veiculado nos jornais Zero Hora, Pioneiro e Diário Gaúcho em homenagem à data.

O encontro foi exclusivo para assinantes de GaúchaZH, escolhidas a partir de um concurso cultural, colaboradoras, comunicadoras e líderes do Grupo RBS, e convidadas da imprensa - incluindo o portal Coletiva.net. Entre os temas abordados no bate-papo, esteve o momento de engravidar, os medos que envolvem as mulheres nesta fase e as dificuldades com o retorno à rotina profissional. Outro aspecto pontuado pelas convidadas foi o papel dos homens nas configurações familiares: "É importantíssimo que o parceiro reconheça as nossas necessidades e pegue junto, pois definitivamente isso não é ajuda", decretou Andiara, que foi corroborada por Lela: "Meu pai foi esse cara e eu tenho muito orgulho disso".

Ainda sobre o lugar dos homens em relação a tantos aspectos apontados como difíceis na sociedade atual, Marta salientou que esta é uma luta que não pode ser apenas feminina. Na opinião da diretora, eles também precisam lutar pela valorização do sexo oposto, dando espaço, enaltecendo as conquistas, não reproduzindo discursos que não são mais aceitos. "Essa deveria ser uma bandeira de todo mundo", evocou a jornalista. Cristina Ranzolin também destacou a questão das escolhas das mulheres e dos momentos que elas são feitas. Deu como exemplo o convite recebido para cobrir as Olimpíadas de Pequim, mas sua negativa ao perceber que precisava se fazer presente na vida da filha, que na época tinha apenas dois anos. 

A interação das convidadas foi um destaque do encontro, que contou com a explanação e perguntas de colaboradoras do grupo, comunicadoras e também assinantes. Muitas expuseram situações complexas pelas quais passaram, outras enalteceram a iniciativa do Grupo RBS de abrir espaço para estes temas e também questionaram as opiniões das convidadas sobre diversos assuntos como postura diante de preconceito, inspirações para tomar coragem em algum momento, etc.

A campanha também ganhou vida no digital, com publicações nas redes sociais valorizando a história de cada uma das personagens, e com stories de comunicadoras da empresa repercutindo a hashtag. Para celebrar a data, ações editoriais também foram preparadas. Em GaúchaZH e em Zero Hora, os leitores puderam conferir reportagens especiais sobre as bandas formadas apenas por mulheres no Rio Grande do Sul e os desafios para consolidar os seus espaços na cena musical do Estado. Outras diversas pautas foram exploradas ao longo do final de semana, em todos os veículos do grupo.

Comentários