A partir de segunda-feira, 12, a Rádio Gaúcha leva ao ar uma série de reportagens sobre o Haiti. A convite do Ministério da Defesa do Brasil, o repórter Eduardo Matos esteve no país durante uma semana, em dezembro. Nesse período, analisou a situação política, social e econômica dos haitianos. Na reportagem, Eduardo mostrará a situação vivida pela população local por meio de áudios na programação, e vídeos, fotos e textos no site da emissora.
A série é composta por cinco reportagens, que serão veiculadas nos programas Gaúcha Atualidade, Timeline Gaúcha, Gaúcha Repórter, Chamada Geral 2ª Edição e Chamada Geral 3ª Edição. A primeira abordará os cinco anos do terremoto que matou cerca de 300 mil pessoas. A segunda irá trazer uma análise dos 10 anos da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti. A terceira apresentará o contraste da maioria miserável com a minoria rica. A quarta reportagem tratará sobre a ajuda humanitária ao povo haitiano. Já a quinta e última reportagem consiste em uma análise da nova onda migratória de haitianos para o Brasil. Eduardo acompanhou a viagem de três haitianos de Porto Príncipe, capital do Haiti, até Porto Alegre.
O repórter também visitou diversas regiões do Haiti e entrevistou em Porto Príncipe a representante do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e chefe da Missão das Nações Unidas para a estabilização no Haiti (Minustah, na sigla em francês), Sandra Honorê; o comandante do efetivo militar, José Luiz Jaborandy Júnior; o embaixador do Brasil no Haiti, José Luiz Machado e Costa; e o chefe da Cooperação Internacional da Polícia Nacional Haitiana, Jean-Yone Trécile.


