O ministro Hélio Costa debateu durante mais de três horas na tarde desta quarta-feira, 28, a pretendida implantação de uma TV pública, a partir de um convite da Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara dos Deputados. Foram discutidas as idéias acerca da criação de uma nova rede de televisão estatal ou pública, ocupando um dos canais reservados ao Poder Executivo pelo Decreto 5820/2006, que determina a implantação da TV digital.
Apesar das mais de 30 intervenções dos deputados, o debate não avançou. Ao contrário, permanecem as dúvidas conceituais sobre a diferenciação entre TV estatal e TV pública. “Se a TV é pública, por que o senhor pretende utilizar um dos canais destinados a uso estatal pelo decreto de TV digital?”, questionou o deputado Paulo Bornhausen (DEM/SC), autor do requerimento que convidou o ministro das Comunicações para falar na Comissão. A pergunta ficou sem resposta. A diferença entre TV pública e estatal também não foi explicada por Hélio Costa, que alegou falta de formação jurídica para responder.


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial