Notícias

Horário brasileiro de verão termina à zero hora deste domingo

Rio Grande do Sul atingiu o maior índice de redução de demanda no sul do País

Em vigência desde 21 de outubro do ano passado, o horário brasileiro de verão termina à zero hora deste domingo, 17, quando os relógios deverão ser atrasados em uma hora. Conforme dados do Operador Nacional do Sistema (ONS), a medida, adotada por 119 dias, resultou na redução de 4,5% da demanda máxima. O horário sofre alteração em 10 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, visando diminuir o pico de consumo simultâneo, além do montante gasto em energia elétrica.

O Rio Grande do Sul alcançou o maior índice de redução de demanda entre os estados do sul do país, atingindo 4,9%, enquanto Santa Catarina chegou a 4,8% e o Paraná, a 4,7%. No País, a redução total em valores absolutos foi de 2,477 Megawatts, sendo 1,858 Megawatts no subsistema Sudeste/Centro-Oeste, 610 Megawatts no Sul e 9 Megawatts no Norte. A redução total é equivalente a cerca de 55% da carga no horário de ponta na cidade do Rio de Janeiro, que possui 6,4 milhões de habitantes, ou duas vezes a carga no horário de pico de Brasília, com uma população de 2,6 milhões de pessoas.

Ainda segundo o ONS, a economia no investimento para a construção de térmicas a gás natural para atendimento na ponta é da ordem de R$ 3,5 bilhões.

Compartilhar:

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.