Humberto Trezzi ministra aulas de Jornalismo Investigativo e em Áreas de Risco

Jornalista gaúcho trabalhará os temas em curso de pós-graduação em Santa Catarina

Jornalista Humberto Trezzi, que ministrará aulas no curso

O gaúcho Humberto Trezzi foi convidado para ministrar duas aulas no curso de pós-graduação EAD 'Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação da Universidade Regional de Blumenau (FURB)'. O jornalista será responsável pelos encontros dos dias 24 e 25 de setembro, nos quais abordará os temas Jornalismo Investigativo e em Áreas de Risco. 

Conforme Trezzi, no que se refere à atuação em área de risco, o conteúdo será baseado no livro de sua autoria 'Em Terreno Minado'. Na obra, ele traz bastidores das coberturas realizadas em 14 países, em situações difíceis (guerras, terremotos, tentativas de golpes de Estado). "A outra parte, jornalismo investigativo, é o que tenho feito ultimamente. Faço parte do Grupo de Investigação da RBS (GDI). Vamos mostrar algumas técnicas de como realizar reportagens de fôlego e com denúncia", explicou ao Coletiva.net.

A intenção do profissional é transmitir aos alunos que é preciso sonhar e é possível realizar investigação em cidades médias ou grandes, mas não nas pequenas, porque é muito arriscado para quem mora no local, conforme ele. Além disso, ela também pode ser feita em qualquer campo do Jornalismo, além da cobertura criminal, como Esportes e Lazer. "Já sobre coberturas internacionais, não vou iludir: é preciso investimento da empresa. Algo escasso nesse momento de crise do modelo de financiamento do jornalismo, no mundo e no Brasil", concluiu ele.

O curso

Ofertado em parceria com a Fundação Fritz Müller, o curso de pós-graduação 'Jornalismo Digital e Mercados Inovadores da Comunicação da Universidade Regional de Blumenau (FURB)' começará em 4 de junho deste ano e se estenderá até 18 de junho de 2022. As aulas quinzenais ocorrerão ao vivo e serão realizadas a distância. Durante as transmissões, os alunos poderão interagir com os professores. Os conteúdos serão gravados e ficarão disponíveis na plataforma.

Além dos assuntos abordados por Trezzi, integram a programação temas como Branding & Storytelling: gerando valor e negócios; Webdocumentário e Interatividade para Jornalistas; Jornalismo, Planejamento de Comunicação Interna e Endomarketing.  

Mais informações sobre a pós-graduação podem ser conferidas neste link.

Comentários