A Inteligência Artificial (IA) já é realidade na gestão pública de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. No painel 'IA em ação: conexões entre Estado e Município', realizado na manhã desta quinta-feira, 6, durante o evento' IA Unicórnio Gestão', o secretário de Inovação de Porto Alegre, Luiz Carlos Pinto da Silva, e a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, Simone Stulp, compartilharam experiências, avanços e reflexões sobre o papel da tecnologia na transformação dos serviços públicos.
Luiz Carlos destacou que a capital gaúcha é uma das cidades brasileiras que mais utiliza recursos de IA na gestão. ?Já faz dois, três anos que vimos essa onda chegando, e ela é a mais rápida que já vimos. As possibilidades se transformam todos os dias, e não podemos ficar esperando?, afirmou no início da sua fala.
IA na Segurança Pública
Entre os exemplos de aplicação da IA em Porto Alegre, o secretário mencionou o uso de câmeras de segurança, que ajudaram a reduzir roubos de veículos e possibilitam identificar motoristas e crianças perdidas, sempre com atenção à privacidade dos cidadãos. Além disso, a tecnologia vem sendo utilizada na Central do Cidadão, para identificar padrões de atendimento e automatizar respostas, e nos processos de licitação e compras públicas, com o objetivo de acelerar trâmites e garantir mais eficiência.
Já a secretária Simone Stulp apresentou a visão do Governo do Estado, ressaltando a importância da formação humana e da capacitação dos servidores para acompanhar o ritmo da transformação digital. ?O uso será sempre dado por um humano. Precisamos estar preparados, nossas crianças, jovens, servidores e empreendedores, para utilizar essas ferramentas de forma ética e eficiente?, afirmou.
IA e mudanças climáticas
Simone também destacou o papel da IA na gestão das mudanças climáticas e no enfrentamento de eventos extremos. Ela citou a inauguração do Centro de Inteligência Climática, na Universidade Federal do Rio Grande (Furg), voltado ao monitoramento e previsão de fenômenos meteorológicos no Estado.
O projeto integra o plano de reconstrução do Rio Grande do Sul, com o objetivo de transformar o Estado em referência internacional em estudos sobre clima e uso de IA aplicada à sustentabilidade. ?Não se trata apenas de tecnologia dentro do governo, mas de como ela impacta toda a sociedade. A IA pode nos ajudar a prever e enfrentar situações extremas, mas precisamos estar prontos para usá-la com responsabilidade?, ressaltou a secretária.
O painel reforçou a importância da integração entre Estado e Município na construção de políticas públicas orientadas por dados e IA. E apontou que a transformação digital só será efetiva se vier acompanhada de governança, ética e preparo humano.
A equipe de Coletiva.net acompanha o fórum IA Unicórnio da Gestão, evento exclusivo de Inteligência Artificial para transformar a forma como líderes públicos e privados decidem, influenciam e lideram. O encontro é idealizado pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RS) e pela Storia Eventos. Nessa cobertura, participam a gerente de Conteúdo Patrícia Lapuente, a repórter especial e social media Márcia Dihl e as assistentes de Redação Ana Rosa Scheibe e Ronise Garcia, que produzem matérias, entrevistas e bastidores diretamente do local. Além delas, integra a equipe de reportagem a repórter especial, responsável pela editoria ColetivaTech, Sarah Acosta, que produz conteúdos especiais e aprofundados. O público pode acompanhar a cobertura completa no portal Coletiva.net, com repercussões nas redes sociais ? incluindo Facebook e Threads ? e conteúdos exclusivos no Instagram e drops na Coletiva.rádio.