Iara Lemos lança 'O Silêncio das Gaiolas', livro que aborda violência contra as mulheres
Obra é um ensaio feminista, baseado em histórias de ataques e agressões reais

A jornalista e escritora gaúcha Iara Lemos lançará, em Porto Alegre, o livro 'O Silêncio das Gaiolas', pela editora Mizuno. A obra terá evento de estreia em 26 de setembro, às 18h, na livraria Leitura, no Barra Shopping Sul (Avenida Diário de Notícias, 300 - Loja 2025). A narrativa é um ensaio feminista, baseado em histórias reais que passaram por diversos tipos de violência, desde tentativa de feminicídio até violência religiosa.
Em conversa com a reportagem do Coletiva.net, a autora comentou que o título da obra vem das gaiolas figurativas em que o gênero feminino é preso. "São gaiolas que nos silenciam. Aprender a romper o silêncio fortalece-nos como mulheres que precisamos ser, com nosso espaço na sociedade", disse. Além disso, Iara acredita que o Jornalismo e a Literatura, aliados aos Direitos Humanos, podem ser grandes chaves em defesa de um mundo mais justo e igualitário.
Para a jornalista, ainda existem muitas violências sofridas por mulheres que são silenciadas, muitas vezes inconscientemente, por elas próprias. "Enquanto eu mesma escondesse de mim o que passei, o que vivi, jamais teria condições reais de falar com tanta intensidade sobre as diferentes formas de violência instituídas ainda hoje nas gaiolas da sociedade", comentou.
No livro, Iara Lemos reforça a linha de atuação no Jornalismo Literário, com foco nos Direitos Humanos. Ela revelou que este processo de escrita se diferenciou dos demais pois ela estava envolvida naquele meio. "Todas nós já fomos violentadas, de alguma forma, por mais doloroso que seja admitir esse processo. Precisamos nos fortalecer para podermos agir", relatou.
O prefácio de 'O Silêncio das Gaiolas' foi escrito pela empresária e atriz Luiza Brunet, que foi vítima de agressão dentro de um casamento e transformou sua dor em bandeira de uma causa nacional. Atualmente, ela luta pelo combate à violência contra as mulheres em todo o mundo.
Iara Lemos
Gaúcha de Santa Maria, onde se formou em Jornalismo, Iara Lemos trilhou a carreira como repórter por mais de 20 anos em veículos brasileiros como: Folha de S. Paulo, G1, Zero Hora, entre outros, o que lhe rendeu premiações de Jornalismo como o 'Esso' e o 'Direitos Humanos'. Além da autoria do livro-reportagem 'A Cruz Haitiana - Como a Igreja Católica usou de seu poder para esconder religiosos', fruto de diversas viagens ao Haiti. Também é coautora dos livros 'Crime contra Mulheres' e 'Crime contra Crianças e Adolescentes'.
Radicada em Brasília há 15 anos, Iara cultivou uma ampla rede de contatos e ampliou a atuação. Mestranda em Estudo Sobre as Mulheres - Gênero, Cidadania e Desenvolvimento, pela Universidade Aberta de Lisboa (UaB), tornou-se também consultora da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), integrando a delegação do Coletivo da Sociedade Civil do Controle Social do SUS na 77° 'Assembleia Mundial da Saúde', na Suíça, em 2024. Atualmente, é sócia da Free Minds Comunicação.