O Instituto de Estudos Empresariais (IEE) completa, neste mês, 30 anos de fundação. A entidade, responsável por organizar anualmente o Fórum da Liberdade, foi criada em 1984 com o intuito de formar jovens lideranças empresariais que se comprometam com um modelo de organização social e política para o Brasil, baseado no ideal democrático de liberdades individuais. Composto por jovens empresários entre 20 e 35 anos, que atuam em variados segmentos da economia, o IEE possui, atualmente, cerca de 200 associados em Porto Alegre. Para celebrar o aniversário será lançado um livro que conta a história do IEE na formação de líderes ao longo destas três décadas, trazendo, por exemplo, artigos escritos por todos os ex-presidentes do Instituto.
O IEE vem conseguindo exercer esse poder de influência sobre os negócios e a sociedade brasileira, sendo que cerca de mil empresários já passaram por suas fileiras e exercem funções de liderança em diversas esferas da sociedade. Como referência na formação de líderes, o IEE foi modelo para instauração de entidades semelhantes em outras capitais brasileiras, como São Paulo, Belo Horizonte e Vitória. Anualmente, o IEE promove o Fórum da Liberdade – evento consagrado nacionalmente e considerado o maior evento liberal da América Latina, segundo a Revista Forbes. A cada ano, o Fórum reúne em média cinco mil participantes. Ao longo das 27 edições já realizadas, reuniu mais de 300 conferencistas, sete chefes de Estado, cinco ganhadores do Prêmio Nobel de Economia, 53 lideranças políticas nacionais e internacionais, 16 ministros de Estado, além de lideranças empresariais, acadêmicos e intelectuais.
Durante o ano, além da edição do Fórum, realizado em abril, o IEE promove uma agenda repleta de atividades internas aos seus associados, que busca aliar aspectos teóricos e palestras com lideranças empresariais, políticas e intelectuais de renome nacional e internacional. Semanalmente um jantar-debate é realizado, em Porto Alegre, com personalidades que abordam temas relacionados ao empreendedorismo, à política e à economia. Os associados também realizam estudos sobre livros que abordam questões relativas ao desenvolvimento econômico; júris simulados, onde são debatidos temas atuais e polêmicos; visitas técnicas a empresas referenciais em eficiência econômica; seminários e produção de artigos.

