Notícias

Importações crescem 68% no Rio Grande do Sul

Números mostram aquecimento na produção e vendas externas gaúchas

Em um indicativo de que a produção industrial gaúcha segue em aquecimento, as importações do Rio Grande do Sul cresceram 68% de janeiro a abril de 2010, em comparação ao mesmo período do ano passado. O valor chegou a US$ 4,077 milhões, sendo que os principais itens adquiridos foram óleos brutos de petróleo (US$ 1,2 bilhão), naftas para a petroquímica (US$ 648 milhões), automóveis e camionetas (US$ 571 milhões) e adubos e fertilizantes (US$ 271 milhões). “O aumento da atividade na indústria refletiu em uma maior demanda por bens intermediários e insumos. Além disso, a elevação do emprego, da renda das famílias e o câmbio valorizado estimularam as compras de bens de consumo”, afirmou o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs), Paulo Tigre, ao avaliar os números da balança comercial nesta quarta-feira, 12.

Em relação às exportações, o Estado acumulou vendas totais de US$ 4,079 milhões, um crescimento de 16% nos primeiros quatro meses do ano, ante o mesmo período de 2009. A indústria de transformação gaúcha respondeu por 90% dos embarques totais no período. Por segmento, destacaram-se Metalurgia (expansão de 110%, impulsionada pelos envios de barras e tubos de ferro e aço para a Argentina e Chile), Produtos Químicos (65% das vendas totais, principalmente de polietileno e benzeno para a Argentina e Estados Unidos) e Veículos Automotores, Reboques e Carrocerias (42%, puxado pelas exportações de ônibus para a Argentina e África do Sul). “A recuperação nesses três segmentos mostra que os principais parceiros comerciais do Estado começam a superar a crise, o que reflete na aquisição de insumos e retomada dos investimentos”, destacou Paulo Tigre.

Os principais países compradores de produtos gaúchos nos quatro primeiros meses de 2010 foram Argentina (11,8% do total), Estados Unidos (9,8%), China (8,4%), Paraguai (5,4%) e Rússia (4%). O Rio Grande do Sul está na quarta posição no ranking dos Estados com maior participação nas vendas externas do País (7,5% de participação) em 2010. São Paulo é o principal exportador brasileiro, com 26,6%, seguido de Minas Gerais (12%) e Rio de Janeiro (11,4%).Quando analisado apenas abril, as exportações da indústria gaúcha aumentaram 28%, atingindo US$ 1,4 bilhão, ante o mesmo mês de 2009. Nesta mesma base de comparação, as importações tiveram um incremento de 62%, alcançando US$ 1 bilhão.

Em relação às restrições de importação de alimentos industrializados impostas pelo governo argentino, a Fiergs entende que esta nova situação exige uma “ação forte e imediata do governo brasileiro”, por se tratar de uma ameaça ao setor exportador. A Argentina é um parceiro comercial importante para o Rio Grande do Sul, mas nos últimos anos, salienta a entidade, a indústria do Estado tem encontrado dificuldades por causa de reiteradas atitudes do governo argentino, como já ocorreu anteriormente com os calçados e os produtos da linha branca, e agora se estende aos alimentos industrializados.

Imagem

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.