Início da tarde no Alright Summit abordou a 'Monetização com ADS'

Encontro digital debateu sobre estratégias para os veículos de Comunicação

Painel foi mediado por Ricardo Borowski - Crédito: Reprodução

O quinto painel do 'Alright Summit' tratou sobre o tema 'Monetização com ADS'. Mediado por Ricardo Borowski, o encontro digital debateu sobre estratégias de monetização para veículos de Comunicação. O evento contou com a palestra de Kalil Yaghi, diretor-geral da Equativ; Livia Matos, gerente Latam da Membrana Media; e Vitor Bellote, vice-presidente publisher Latam da Seedtag.

O painel começou com Livia comentando que é importante variar as fontes de receitas, não usando apenas uma plataforma, mas, sim, combinando diversas delas, pois cada uma tem sua função. "Acho que a principal chave é entender o perfil do seu público e do seu site, para que você possa escolher as plataformas que melhor se encaixam e que melhor retornem para você, seja em receita ou engajamento", explicou. 

Conforme a profissional, a Membrana Media se posiciona como um hub completo de vídeo e sempre tenta oferecer mais valor agregado aos sites além da normatização. "A gente sabe o quanto os editores menores sofrem com estrutura para produzir e veicular vídeos. Desta forma a gente proporciona a produção em hosting", afirmou. 

Khalil explicou que, no mercado da Programática, todos trabalham com todos, e que não existe uma concorrência. O profissional citou, como exemplo, que a Equativ compra do Google inventário e também vende para ele. De acordo com Khalil, quando uma pessoa diz que vai fazer apenas o básico e utilizar ferramentas gratuitas, acaba abrindo mão de uma fonte de receita adicional bem grande. "O mercado é bem maior, e existem centenas de transações programáticas, acontecendo mensalmente que a pessoa não terá acesso se ela se fechar", explicou.

Conforme Vitor, para que haja uma monetização e um aproveitamento correto, existe uma gama de possibilidades. O profissional recordou que 10 anos atrás havia cinco players no mercado, mas que atualmente existe uma infinidade. "O ponto é entender qual o produto, rede ou tecnologia que vai atender melhor àquilo que você tem, como equipe, estrutura de geração de conteúdo", disse.  

Ainda de acordo com Vitor, simplesmente ter ferramentas que auxiliam a monetizar, por vezes, não vai resolver ou trazer a rentabilidade que pode ser explorada e que players trazem o incremento de ingressos por meio de diferenciais. "Nós exploramos a questão do dado conceitual. Ou seja, analisando o conteúdo de um publisher, a gente consegue entregar a publicidade dentro de um conceito que seja mais palatável para o usuário", colocou.


Coletiva.net está em Brasília para cobrir o Alright Summit, promovido pela Alright. O evento, realizado em 21 de agosto de 2024, conta com oito painéis sobre os desafios enfrentados por veículos jornalísticos locais e estratégias para o fortalecimento deles frente a regiões consideradas "desertos de notícias". O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.

Comentários