O Ibope continuará sendo o único instituto de pesquisa capaz de medir a audiência de rádio e televisão em todo o território brasileiro. Segundo informou a colunista Keila Jimenez, da Folha de S. Paulo, a Nielsen, que desde setembro passado ensaiava sua entrada no País para rivalizar com o Ibope, desistiu. A colunista diz que o problema está no tempo de vínculo que a empresa exigia dos canais, pois a Nielsen queria contratos de, no mínimo, sete anos. O instituto alega que vir ao Brasil para medir a audiência seria um processo muito caro, portanto, não poderiam ocorrer desistências, mas as emissoras não aceitaram prazo tão elástico.

