Lançado na última quinta-feira, dia 30, o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) do governo federal deixa a desejar quando comparado a pacotes semelhantes comercializados pela iniciativa privada, de acordo com reportagem publicada pelo site IDG NOW! As especificações do PNBL preveem velocidade de 1Mbps, limite de download mensal de apenas 300MB e preço de R$ 35. O download de 300MB equivale a cerca de 70 músicas ou dois vídeos de até 30 minutos com qualidade média – depois disso o usuário terá de optar entre ter a velocidade de conexão reduzida e pagar por megabyte adicional.
No preço, onde o PNBL deveria levar vantagem, o valor do pacote é somente R$ 4 mais barato, por exemplo, do que uma oferta da Telefônica. A diferença, no entanto, é que o plano da empresa espanhola tem consumo de dados ilimitado. O Virtua, da Net, possui um pacote chamado Internet Popular. A velocidade é de 512 Kbps e a cota de download é de 10GB. Sai por R$ 29,80, de acordo com o levantamento de IDG NOW!
A banda de 1Mbps oferecida pelo PNBL é superior ao que grande parte da população brasileira tem acesso, mas só se tornará realmente efetiva quando houver investimentos em infraestrutura cujos prazos e valores sequer foram detalhados. A previsão é que em três meses o PNBL comece a ser oferecido exclusivamente nas praças em que já atuam as operadoras conveniadas com o governo, o que faz pouca diferença.

