Já são conhecidos os melhores curtas brasileiros do Festival de Cinema

Premiados foram anunciados em noite festiva, em Gramado

25/08/2018 22:02
Já são conhecidos os melhores curtas brasileiros do Festival de Cinema

Os melhores curtas brasileiros foram anunciados na noite deste sábado, 25, quando se encerra a 46ª edição do Festival de Cinema de Gramado. No total, foram premiadas oito categorias, além do Prêmio Especial do Júri, do Prêmio Canal Brasil de Curtas e do Melhor Filme do Júri Popular. O reconhecimento de Melhor Filme desta etapa será anunciado somente no fim de todas as premiações.

O curta mais agraciado pelo Júri Oficial foi 'A Retirada Para Um Coração Bruto', de Marco Antônio Bandeira, que recebeu os Kikitos de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Melhor Ator, para Manoel do Norte. O curta 'Aquarela' ficou na sequência de mais troféus por Melhor Desenho de Som, para Fábio Carneiro Leão, e Melhor Montagem, para Thiago Kinstenmacker. 

O Prêmio Especial do Júri foi para 'Estamos Todos Aqui', de Chico Santos e Rafael Mellin. No palco, os diretores relembraram a morte da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (Psol), que morreu assassinada em março deste ano. As premiações ainda agraciaram Fabio Rodrigo, de 'Kairo', por Melhor Direção; Maria Tujira Cardoso, de 'Catadora de Gente', por Melhor Atriz, e Beto Martins, de 'Nova Iorque', por Melhor Fotografia. Pedro Franz e Rafael Coutinho receberam o prêmio de Melhor Direção de Arte, por 'Torre', e a produção também foi agraciada pelo Júri Popular. Os ganhadores destas categorias foram contemplados com troféu e o valor de R$ 5 mil, cada.

O Prêmio Canal Brasil de Curtas foi para 'Nova Iorque', de Leo Tabosa, que recebeu como premiação um troféu, R$ 15 mil e a garantia de exibição na emissora. Em protesto ao edital da Ancine, que não contempla curtas-metragens, alguns diretores usaram camisetas com os dizeres 'Ancine, eu existo'. 

Com o apoio do Banrisul e Canal Bah!, a equipe de Coletiva.net realiza a cobertura em tempo real do Festival de Cinema. Ao longo da programação, a editora do portal, Gabriela Boesel, as repórteres Júlia Fernandes, Luana Nyland e Patrícia Lapuente, a publisher Márcia Christofoli, o social media Felipe Ramires e o fotógrafo Rafael Linck produzirão conteúdo sobre o evento e seus bastidores, além de alimentarem as redes sociais com tudo o que está acontecendo em Gramado. 

Conheça os vencedores:

Melhor Desenho de Som - Fábio Carneiro Leão, de 'Aquarela'

Melhor Trilha Musical - Manoel do Norte, de 'A Retirada Para um Coração Bruto'

Melhor Direção de Arte - Pedro Franz e Rafael Coutinho, de 'Torre'

Melhor Montagem - Thiago Kistenmacker, de 'Aquarela'

Melhor Fotografia - Beto Martins, de 'Nova Iorque' 

Melhor Roteiro - Marco Antônio Bandeira, de 'A Retirada Para um Coração Bruto'

Melhor Ator - Manoel do Norte, de 'A Retirada Para um Coração Bruto'

Melhor Atriz - Maria Tujira Cardoso, de 'Catadora de Gente'

Prêmio Especial do Júri - 'Estamos todos Aqui', de Chico Santos e Rafael Mellin

Prêmio Canal Brasil de Curtas - 'Nova Iorque', de Leo Tabosa 

Melhor Filme do Júri Popular - 'Torre', de Nadia Mangolini 

Melhor Direção - Fabio Rodrigo, de 'Kairo'