Vencedor do prêmio norueguês ‘Ibsen Scope’, o espetáculo ‘Instinto’ tem peças de divulgação assinadas por Jéssica Barbosa. Nas figuras, a designer gaúcha mescla os rostos dos atores Alexsander Vidaleti, Fabiane Severo, Liane Venturella e Nelson Diniz com as máscaras de macacos que serão utilizadas em cena.
De acordo com a profissional, o processo de criação passou por um diálogo com a diretora Camila Bauer, que se estendeu do início até a conclusão do projeto gráfico. “Inicialmente, ela me trouxe referências e algumas ideias. Assisti ao ensaio e fotografei os atores e as máscaras. A partir daí, eu já tinha a matéria-prima para criar”, conta.
Para Jéssica, a combinação dos rostos foi “fluída e intuitiva” em busca de uma imagem em que “não se possa identificar onde começa e onde termina a fronteira entre o humano e o animal”. “O espetáculo em si já possui uma forte potência imagética”, destaca.
‘Instinto’
Montagem do Coletivo Projeto Gompa, a produção é baseada em ‘Brand’, do dramaturgo norueguês Henrik Ibsen. Nessa adaptação, o elenco compõe um grupo de primatas enjaulados. Mesclando teatro, dança, música e artes visuais, a peça é uma metáfora do panorama político mundial marcado pelo extremismo. Além disso, a obra traz à tona o papel do líder frente à sociedade enquanto massa silenciosa e até onde se vai em nome dos ideais.
‘Instinto’ concorreu ao ‘Ibsen Scope’ junto a 54 projetos de 30 países. Atualmente, é um dos destaques do 17° Festival Palco Giratório Sesc e será apresentado nesta quinta, 18, e sexta-feira, 19, às 20h, no Teatro do Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Avenida Independência, 75 – bairro Independência), em Porto Alegre. Também na Capital, estará em cartaz de 2 a 4 de junho, às 19h, no Teatro Oficina Olga Reverbel do Multipalco Eva Sopher, no Theatro São Pedro (Praça Marechal Deodoro, s/n – bairro Centro Histórico).

