Jornais do Grupo RBS anunciam novidades para o segundo semestre

Zero Hora, Diário Gaúcho e Pioneiro apresentam reforços nos times de colunistas, novos produtos e atualizações nos projetos gráficos

Grupo RBS anunciou mudanças em seus jornais - Reprodução

A partir deste mês, Zero Hora, Diário Gaúcho e Pioneiro apresentam reforços nos times de colunistas, novos produtos e atualizações nos projetos gráficos. As iniciativas, segundo comunicado do Grupo RBS, têm como objetivo atender à expectativa dos leitores e entregar conteúdos mais transparentes, plurais, leves e interativos. "Ouvimos as pessoas que consomem diariamente o conteúdo dos nossos jornais para deixá-los ainda mais conectados aos seus leitores", destaca a vice-presidente de Produto e Operações do Grupo RBS, Andiara Petterle.

Em Zero Hora, os destaques são os acréscimos na equipe de colunistas, que passa a contar com cinco novos nomes: Bruna Lombardi, Moara Steinke, Mônica Salgado, Monja Coen e Rodrigo Constantino. Todas as novidades foram embasadas no estudo realizado com os assinantes do jornal: entre eles, 56,9% têm interesse em política e 59% se consideram "espiritualistas". Em 'Donna', a temática de Comportamento é uma das preferências dos leitores (26%).

Além disso, a partir desta terça-feira, 9, serão apresentadas mudanças gráficas no jornal. A aplicação do amarelo como segunda cor das páginas editoriais, o uso de serifas modernas, letras maiores e mais nítidas para melhorar a legibilidade, a utilização de fios como elemento demarcador e a não delimitação de editorias por páginas são algumas das novidades, que buscam um layout mais limpo e simples, com estruturas menos rígidas para otimizar o uso do espaço.

As mudanças também trazem diferenciais para tentar deixar ZH mais próxima do público. Um deles é o box '+ Transparência', que terá informações de como as reportagens são produzidas e os motivos pelos quais algumas decisões editoriais são tomadas. Uma área destacada com os principais editores do jornal e novos espaços para cartas e opiniões de leitores também estão entre as novidades.

No Diário Gaúcho, o objetivo é personificar as colunas, incluir temas e se aproximar do público infantil. O jornal apresenta mudanças no próximo sábado, 13: a partir da data, o desenho animado musical Os Fagundinhos e a comunicadora da 92 FM Mari Araújo passam a assinar colunas semanais no jornal. O já existente espaço Top 15 também será assinado por comunicadores da 92 FM, com dicas da semana, escritas por cada um deles.

O jornal também almeja facilitar a busca por novas oportunidades de trabalho com a criação da coluna 'Há Vagas', narrar as histórias que envolvem o meio de transporte público - utilizado pela maioria dos leitores do diário -, a partir da coluna 'DG no Busão', e contar curiosidades sobre comunicadores da RBS na seção 'Segredos de Bastidores'. Além disso, os jornalistas da Redação Integrada pretendem esmiuçar temas relevantes para os leitores na coluna 'Explica Aí'.

Já o Pioneiro ganhará um novo projeto gráfico a partir do dia 30 deste mês. A novidade aproxima o desenho do jornal à marca lançada em 2014, com uma cartela de cores, tipografia e ícones atualizados, buscando ser mais leves e modernos. De segunda a sexta-feira, o primeiro e o segundo cadernos, o 'Sete Dias', serão unificados e sequenciais. As cores vinho, laranja e verde separam os conteúdos de notícias, esportes e variedades. Iotti volta a assinar uma charge esportiva diária na coluna 'Intervalo', e o conteúdo de 'Memória' ganha mais espaço, passando a ser publicado também nas edições de fim de semana. 

O caderno 'Almanaque' ainda ganha novidades. A coluna de astrologia 'Terra e Céu', assinada pelo jornalista Nilvado Pereira, ganha mais espaço. O 'Casa&Cia' passa a compor o caderno de fim de semana quinzenalmente, com João Pulita tendo espaço para mostrar a sociedade além dos eventos.

Comentários