Notícias

Jornalista cria exposição fotográfica itinerante sobre as ferrovias do RS

Mostra ‘Nos Trilhos do Rio Grande’, de Alício de Assunção, circula pelo Estado

O jornalista Alício de Assunção iniciou, na última semana, o roteiro de sua exposição fotográfica ‘Nos Trilhos do Rio Grande’. A mostra é composta por 45 imagens que retratam estações, viadutos e túneis ferroviários do Estado. A iniciativa é resultado da viagem a bordo do trem turístico da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e Rumo Logística, realizada em dezembro do ano passado pelo profissional.

A primeira parada de Assunção está sendo na Galeria Edmundo Rodrigues, que fica no Palacete Pedro Osório (Av. Tupi Silveira, 1436 – Centro), em Bagé. Para isso, o profissional conta com o apoio da Secretaria de Cultura e Turismo do município. Após, a exposição itinerante poderá ser conferida durante a Suinofest, em Encantado, neste final de semana. Nos meses seguintes, a mostra passará por Cacequi, Colinas, Cruz Alta, Porto Alegre, Restinga Seca, Rio Grande e Santa Bárbara do Sul.

De acordo com Assunção, para criar a exposição, foram percorridos cerca de 800 quilômetros, por diversas ferrovias gaúchas, onde foram clicadas as situações das estações – algumas preservadas, outras abandonadas e destruídas. “Muitas cidades se desenvolveram a partir das chegadas dos trens e acreditamos que com essa exposição estamos colaborando para a preservação da história do Estado”, destacou.

O fotógrafo, que é colaborador do jornal O Informativo do Vale, é filho de ferroviário e, até os 14 anos, residiu em um recinto da antiga Viação Férrea, em Santa Bárbara do Sul, sua cidade natal. No local, ele também vendia pasteis para passageiros que circulavam nos trens entre Santa Maria e Marcelino Ramos. Mais informações sobre a mostra ‘Nos Trilhos do Rio Grande’ podem ser obtidas pelo telefone (51) 99583.2672 ou e-mail [email protected].

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.