Uma clássica história policial ambientada na Porto Alegre de 2020 é a base de ‘Dois sub-homens e um youtuber’, conto do jornalista Eduardo Dorneles. A obra será lançada exclusivamente na plataforma Amazon Kindle na terça-feira, 3 de novembro.
A proposta do profissional é pensar as dinâmicas sociais que apenas quem vive na capital gaúcha consegue observar, a partir de inspiração na literatura noir. Em pré-venda desde o dia 23 de outubro, o e-book de 74 páginas está disponível neste link.
Na trama, Nicolas Filho é um youtuber popular entre adolescentes e polêmico entre os adultos pelas duras críticas que faz ao atual presidente. Na esteira de sua influência na internet, as dívidas criadas a fim de ampliar seus produtos audiovisuais se acumulam. Entre elas, algumas com um dos maiores agiotas de Porto Alegre. Chegou a hora do influenciador testar seu poder de argumentação com os dois homens que cobrarão essa conta.
Segundo Dorneles, o objetivo é, através do humor, pensar se o maniqueísmo presente nas dinâmicas entre herói e vilão ainda faz sentido em um país como o Brasil. “Há elementos que, creio, podem gerar discussões — afinal, uma obra só é completa quando absorvida pelo leitor. Contudo, a missão da publicação é proporcionar um bom entretenimento, algumas risadas e momentos de tensão”, comenta o autor.
O jornalista, formado pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), já foi premiado por produções e coberturas especiais, como o Prêmio Ari-Banrisul de Jornalismo 2017, na categoria Jornalismo Universitário Web, e o Prêmio de Jornalismo da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul 2018.O novo conto é o segundo de sua carreira, tendo sido autor de ‘A redenção entre os joelhos’, publicado no livro ‘Quarentenas: textos de uma quarentena criativa’, da editora Palavra Bordada.

