O 37° Congresso Nacional dos Jornalistas tem como tema “Jornalismo ético: a sociedade quer e precisa”. Logo mais à noite, a partir das 20h45, profissionais de todo o País debaterão o assunto no Augustus Hotel, em Goiânia (Goiás), onde ficarão até sábado, 27. A entidade gaúcha estará representada pelo presidente Milton Simas, que integra a comissão gaúcha de delegados no evento. Para ele, a discussão é fundamental para o exercício da profissão: “O jornalismo passa por um momento no qual a atuação da grande mídia, envolvendo a política nacional, é contestada pela sociedade brasileira”.
A abertura do evento está a cargo do escritor e diretor da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) Fernando Molica. Estão previstas ainda mais quatro palestras ao longo dos três dias, além de oficinas na tarde desta quinta-feira, 25. Integram ainda a programação plenárias deliberativas e grupos de trabalho. O evento será encerrado com a posse da nova diretoria, gestão 2016-2019, encabeçada pela jornalista Maria José Braga, mineira que mora e atua em Goiás.
Para marcar os 70 anos da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), está agendada para a sexta-feira, 26, a partir das 20h, a entrega da Comenda Fenaj de Jornalismo, quando serão homenageados ex-presidentes da entidade. Serão sete profissionais a receber a distinção: Washington Thadeu de Mello (1980-1983), Audálio Dantas (1983-1986), Armando Rollemberg (1986-1991), Luiz Carlos Bernardes – Peninha (1991-1992), Américo Antunes (1992-1998), Beth Costa (1998-2004) e Sérgio Murillo de Andrade (2004-2010).


*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial