Notícias

Jornalistas do Globo e UOL serão ouvidos em CPI do HSBC

Profissionais tiveram acesso à lista e publicam reportagens sobre o caso

Fernando Rodrigues, do UOL, e Chico Otávio, do jornal O Globo, foram convidados para audiência pública da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do HSBC, instalada no Senado. A decisão foi aprovada durante a primeira reunião de trabalho da CPI, nesta quarta-feira, 25, e também receberá o ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel. Os jornalistas do O Globo e UOL têm acesso à lista batizada de Swissleaks e publicam reportagens sobre o assunto, por isso foram chamados pela comissão. O requerimento foi apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Psol-AP), também autor do pedido de criação do grupo e vice-presidente da CPI. A audiência acontecerá amanhã.

Instalada nesta terça-feira, 24, a CPI investigará irregularidades praticadas pelo HSBC na abertura de contas. Mais de U$ 204 bilhões foram potencialmente ocultados ao Fisco de mais de 100 países, dentre os quais há de 8.667 brasileiros, com uma estimativa preliminar de mais de US$ 7 bilhões que se furtaram a cumprir suas obrigações tributárias, evidenciando a potencial prática de crimes que vão de evasão de divisas a inúmeras fraudes fiscais.

Leia também:

Versão da hora: Senador pede CPI e união de jornalistas contra silêncio sobre “SwissLeaks” e HSBC

Compartilhar:

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.