Com mais de 400 participantes, o XVI Enjac (Encontro Nacional de Jornalistas em Assessoria de Comunicação), realizado em Fortaleza, de 29 de março a 1º de abril, constituiu-se num momento de discussões e deliberações políticas e profissionais. Na Carta de Fortaleza, os jornalistas manifestaram posicionamentos sobre questões como a defesa da regulamentação, a criação do Conselho Federal dos Jornalistas, os conflitos de atribuições profissionais e a realização de uma conferência nacional de comunicação.
Durante o mesmo encontro, representantes da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e do Conferp (Conselho Federal de Relações Públicas) reuniram-se para discutir temas de interesse comum e os conflitos de atribuições entre as duas categorias. As duas entidades lançaram nota pública manifestando interesse em desenvolver ações conjuntas.

