Jornalistas sofrem violência durante cobertura de protestos sobre exposição

Douglas Freitas foi preso, enquanto Isadora Neumann foi atingida por gás de pimenta no rosto

13/09/2017 16:46

Os jornalistas Douglas Freitas, da Amigos da Terra, e Isadora Neumann, de Zero Hora, sofreram violência por parte da Brigada Militar durante a cobertura dos protestos favoráveis e contrários ao encerramento da exposição 'Queermuseu'. Freitas, que também é colaborador dos veículos Nonada e revista Bastião, foi preso, enquanto a repórter da RBS foi atingida por gás de pimenta no rosto. Ambos registraram em vídeo o momento da truculência da BM.

Para preservar a imagem de Isadora, o Grupo RBS afirmou que a jornalista não se manifestará. Por outro lado, a empresa manifestou que defende a liberdade de imprensa e repudia toda e qualquer forma de violência contra jornalistas em exercício profissional. Também declarou que demonstrou sua inconformidade com a agressão à Brigada e solicitou ?a devida apuração do episódio e que tais fatos relativos à atuação da imprensa em situação do gênero não voltem a ocorrer?.

No último domingo, 10, após acusações de apologia à pedofilia e à zoofilia, bem como desrespeito aos símbolos religiosos cristãos, a 'Queermuseu' foi cancelada. Promovida pelo Santander Cultural, a mostra reunia 270 trabalhos de 85 artistas que apresentavam a temática LGBT, questões de gênero e de diversidade sexual. Sob curadoria de Gaudêncio Fidelis, as obras são assinadas por artistas como Adriana Varejão, Cândido Portinari, Fernando Baril, Hudinilson Jr., Lygia Clark, Leonilson e Yuri Firmesa.

Confira os vídeos das agressões de Douglas e Isadora, respectivamente: