Notícias

Jornalistas visitam obras do projeto que dá balneabilidade ao Guaíba

Iniciativa procura fornecer amplas informações sobre o projeto socioambiental Pisa

Na tarde desta quinta-feira, 2, um  grupo com 12 jornalistas de veículos de comunicação de Porto Alegre fez uma visita técnica às principais frentes das obras do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), que o Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) executa. A iniciativa da visita integra as ações em comemoração à Semana do Meio Ambiente, juntamente com as ações que a prefeitura da Capital desenvolve no sentido de fazer chegar aos cidadãos o maior número possível de informações sobre a maior obra de saneamento da história da cidade.

Na avaliação do Dmae, a implantação vai transformar totalmente a relação de Porto Alegre com o Guaíba, especialmente pelos efeitos positivos com o fato de deixarem de ser jogados no rio 145 metros cúbicos diários de esgoto não tratado. Os jornalistas que visitaram as obras receberam um kit com materiais informativos sobre o projeto, entre eles um mapa ilustrado, com informações e dados referentes ao Socioambiental, que prevê a recuperação gradual da balneabilidade das praias do Guaíba, como resultado da ampliação do índice de tratamento de esgotos da Capital dos atuais 27% para 77% até 2012.

 A visita foi acompanhada num primeiro momento pelo coordenador das obras de saneamento do Dmae, Valdir Flores. E, na sequência, as explicações foram realizadas pelo técnico do Departamento Jovenil dos Santos, responsável pelo acompanhamento da planta ambiental do Socioambiental, e pelos engenheiros responsáveis pela fiscalização de cada obra que está em andamento. O roteiro teve início na Estação de Bombeamento de Esgotos (EBE) Ponta da Cadeia. De lá o grupo de jornalistas seguiu para as obras do emissário terrestre, que passa na lateral do Parque Marinha do Brasil, junto à orla do Guaíba, e do emissário subaquático, na área do antigo Estaleiro Só.

Compartilhar:

*As discussões estão sujeitas à moderação. Antes de comentar, leia nossa Política Editorial

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.