Juremir Machado lança obra sobre acontecimentos de 1968

Novo título será apresentado na Feira do Livro de Porto Alegre

Juremir Machado

O jornalista e historiador Juremir Machado lançará, na próxima Feira do Livro, em 11 de novembro, a obra '1968'. O encontro de apresentação do novo título acontecerá das 19h às 22h, na Praça da Alfândega, no Centro Histórico, em Porto Alegre. A produção, que reúne trabalho de pesquisa, realizado junto dos professores Álvaro Laranjeira e Christina Musse, aborda os acontecimentos de 1968, quando o País vivia em um regime militar, bem como a vigência do Ato Institucional Número Cinco (AI-5).

De acordo com Juremir, o livro é resultado de uma rede de apurações que envolvem o Programa de Pesquisa da Pós-Graduação da Comunicação da PUC, a Universidade Tuiuti do Paraná e a Universidade Federal de Juiz de Fora. "Estabelecemos uma pauta e, a partir disto, os mestrandos, doutorandos e professores foram a campo para realizar pesquisas sobre os acontecimentos de 1968 no Brasil e no mundo", destacou, em conversa com o Coletiva.net.

Para o jornalista, o ano ficou marcado na história mundial e na do Brasil como um momento de grande contestação da política. "Foi uma fase importante para o mundo, que se refletiu em diversos lugares. Por isso, tentamos captar como os acontecimentos atingiram Porto Alegre, Juiz de Fora e Tuiti", afirmou ao portal.

Comentários