Lançado no mundo todo, WhatsApp Comunidades chegará ao Brasil em 2023

Nova ferramenta funciona como uma espécie de gerenciador de grupos

16/11/2022 14:00
Lançado no mundo todo, WhatsApp Comunidades chegará ao Brasil em 2023

Já está disponível no mundo todo - menos no Brasil - o WhatsApp Comunidades. A nova ferramenta funciona como uma espécie de gerenciador de grupos, por onde os administradores podem criar subgrupos relacionados a algum tema em comum, como uma empresa, uma escola ou um condomínio. No País, a implementação do recurso foi adiada por um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que a novidade não pudesse ser usada em interferências ao processo eleitoral.

Com funcionamento semelhante aos grupos do Facebook e ao sistema de criação de servidores do Discord, o formato estava em testes desde janeiro. Na prática, uma Comunidade funciona como um grupo centralizado de onde partem notificações sobre as mensagens mais importantes. Além disso, nesse espaço não haverá conversas, que serão feitas exclusivamente nos subgrupos criados e aprovados pelos administradores.

Diferentemente do Telegram, que permite aos usuários encontrarem os grupos no sistema de busca, as Comunidades são ocultas e só podem ser acessadas por convidados. A exemplo do resto do mundo, assim que o novo recurso chegar ao Brasil, os administradores de grupos que já existem poderão escolher se farão a transição dos canais atuais para a ferramenta ou se criarão uma Comunidade do zero.