Luto: morre o jornalista Marco Weissheimer

Comunicador estava internado no setor de oncologia e hematologia do Grupo Hospitalar Conceição

18/01/2025 22:13 / Atualizado em 18/01/2025 22:14
Luto: morre o jornalista Marco Weissheimer /Crédito: Arquivo Pessoal

Faleceu, na noite deste sábado, 18, o jornalista Marco Weissheimer, aos 60 anos. A causa da morte ainda não foi divulgada. O comunicador atuava como repórter e editor no portal Sul21, em Porto Alegre, além de colunista do jornal Extra-Classe, do Sindicato dos Professores do Rio Grande do Sul (Sinpro-RS). 

Há três dias, a esposa do profissional publicou, nas redes sociais, que ele estava internado no setor de oncologia e hematologia do Grupo Hospitalar Conceição. Ele enfrentava um quadro crítico derivado de uma metástase de melanoma acral lentiginoso, descoberto em 2012.

Em 2022, foi criada uma campanha para arrecadar fundos para ajudar no tratamento de um melanoma maligno de pele de Marco. A enfermidade era reincidente, tendo seu novo diagnóstico em maio do mesmo ano.

Carreira

Bacharel e mestre em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Marco trabalhava com mídias digitais desde 2001, quando a Agência Carta Maior foi lançada na primeira edição do Fórum Social Mundial, em Porto Alegre. Neste mesmo período, o comunicador foi tradutor e editor das primeiras edições em português do Le Monde Diplomatique, além de ser o criador e editor do blog RS Urgente, em 2005.

Em uma publicação realizada nas redes sociais, o comunicador Nei Alberto Pies lamentou o falecimento do amigo. ?Deixa-nos, com enorme legado, o jornalista Marco Weissheimer. Foi um dos grandes engajados pela democracia, direitos sociais e causas humanitárias. Segue em paz , amigo!?, escreveu.

O jornalista Milton Ribeiro também se pronunciou nas redes, lamentando a morte do comunicador. ?Bom amigo e ex-companheiro de trabalho. Era uma pessoa de raro e bom caráter, de humor peculiar e irresistível. Houve um dia inesquecível, quando ele pediu desculpas a mim por uma confusão causada por colegas. Lembro que fiquei comovido pela demonstração de amizade e de equidistância. Desejo um luto tranquilo e cheio de boas lembranças aos familiares?, lamentou.