Luto na Comunicação e Academia: Flávio Porcello morre de Covid-19

Aos 70 anos, jornalista e professor estava internado há mais de 30 dias

Flávio Porcello faleceu em decorrência da Covid-19 - Reprodução/Facebook

Pouco mais de um mês depois de completar 70 anos, em 6 de outubro, e de mais de 30 dias internado, faleceu, neste domingo, 7, o jornalista Flávio Porcello. O também professor lutava contra as complicações causadas pela Covid-19. Devido à doença, o comunicador estava sendo tratado na Unidade de Tratamento Intensivo do Hospital São Lucas da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e tinha sido entubado em 3 de outubro. 

O profissional, que havia tomado as duas doses da vacina, passou por diferentes procedimentos em busca da recuperação, como traqueostomia e tratamentos de infecções no pulmão. Natural de Porto Alegre, Porcello deixa uma filha, também jornalista, Paula Porcello, que acompanhou todo o tratamento do pai. 

Em suas redes sociais, Paula falou sobre a luta do pai e a amizade. "Com a maior honra eu carrego o nome dele por esta vida afora e colho os frutos de tudo que ele plantou. Os amigos que o pai me deixa são minha maior herança." A filha também agradeceu o apoio recebido neste período.  "Obrigada, queridos. Foram quase 40 dias de orações, pedidos de sangue, desejos de boas notícias, preces, carinhos, correntes de fé."

A cerimônia de despedida será na capela 2 do Angelus Memorial e Crematório (Avenida Porto Alegre, 320), das 10h às 15h deste domingo. 


Relembre a trajetória de Porcello

Graduado em Direito (1976) e em Jornalismo (1977) ambas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Flávio Porcello fez mestrado (2001) e doutorado (2004) em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Como profissional, teve passagens por jornais, rádio, televisão e mídias digitais. Atuou como repórter nos jornais Zero Hora e Folha da Manhã e nas sucursais de Porto Alegre dos jornais O Globo, O Estado de São Paulo e Gazeta Mercantil e repórter especial da TV Globo, SBT, RBS TV, TV Pampa. Porcello foi diretor de programação (1995-1996) e diretor de Marketing e Relações Institucionais (2003-2004) da TVE do Rio Grande do Sul. 

Como professor, lecionou na Ufrgs e na PUCRS, tendo sido, inclusive, diretor responsável pelas TVs universitárias das duas instituições de ensino. Integrou a Administração Central das universidades, como diretor da VideoPuc da PUCRS (1996-2003) e secretário de Comunicação Social da UFRGS (2008-2012). Atualmente, dirigia o Departamento Universitário da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), ao lado de Leandro Olegário, vice-diretor. 

Comentários