Na madrugada deste domingo, 27, faleceu o radialista, escritor e palestrante Laerte Santos. Comentarista esportivo, o profissional estava internado no Hospital Municipal de Novo Hamburgo desde a última quinta-feira, 24, depois de sofrer um AVC hemorrágico. Laerte atuou em rádios do interior, como ABC e Progresso, e foi diretor da Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg), que publicou nota sobre a morte do comunicador. Amigos e colegas também o homenagearam.
Como escritor, foi autor de livros como a coletânea ‘Lições’, ‘O Vendedor de Chapéus’, ‘Os Verdadeiros Valores da Vida’, ‘Onde Encontrar a Felicidade’ e ‘Insatisfação… O vírus que mata’.Trabalhou também em áreas comerciais e gerenciais de empresas como o Grupo Sinos e Philip Morris e era sócio-proprietário da LS Treinamentos & Desenvolvimento. Ainda, em 2016, tentou carreira política, quando concorreu a vereador em Novo Hamburgo, pelo PTB.
Laerte Santos era casado com Antônia, e tinha dois filhos, Gustavo e Marcelo. O velório e enterro do comunicador ocorreram neste domingo, 27, no Cemitério Municipal de Novo Hamburgo. Mas as despedidas e homenagens foram feitas também nas redes sociais de colegas.
Homenagens
A entidade que representa os cronistas esportivos no Rio Grande do Sul divulgou nota lamentando o ocorrido e desejando conforto aos que o conheciam. “A ACEG lamenta profundamente a morte do jornalista Laerte Santos, comunicador do Vale dos Sinos, que fez parte da diretoria da ACEG. Nossos sentimentos aos familiares e amigos de Laerte Santos. Que consigam encontrar algum conforto em um momento tão difícil como este”, registra o texto.
Em seu site, o jornalista Martin Behrend lembrou de momentos de convívio com o comunicador, especialmente na Rádio ABC, e disse que ele era apaixonado por rádio. “Em um certo dia, recebo um telefonema. Era o Laerte me convidando para escrever a apresentação de um livro que ele estava lançando. Aceitei o honroso convite e minhas palavras estão presentes nesta obra. Descanse em paz, Laerte”.
O diretor da rádio União FM, Rodrigo Giacomet, também se manifestou e destacou lembranças com o profissional. “(…) posso dizer que Laerte foi meu duplo padrinho na rádio! No começo e no recomeço!”.
Confira o depoimento de Rodrigo Giacomet, diretor das Rádios União FM, na íntegra:

