Mais baixas na equipe: FM Cultura e TVE têm 10 funcionários demitidos

Funcionários desligados eram de área administrativas, executivos e reportagem

Sede da TVE e FM Cultura, na zona Sul de Porto Alegre - Crédito: Reprodução

Nesta segunda-feira, 12, 10 funcionários ligados à rádio FM Cultura e TVE foram desligados dos seus cargos. A demissão está relacionada à extinção da Fundação Piratini, em 2018. Entre os cargos ocupados estão profissionais dos setores administrativos, executivos e de reportagem. 

Conforme o responsável pelo Departamento de Radiodifusão e Audiovisual (DRA) da Secretaria de Comunicação do Rio Grande do Sul (Secom), Caio Klein, o afastamento se deu em cumprimento à lei de extinção da empresa, que determinou a demissão dos 'não estáveis'. Ou seja, aqueles que começaram a trabalhar depois de 1983. Para evitar desligamentos, o Governo do Estado propôs, em 2019, um acordo que foi assinado por 113 pessoas. Os que não assinaram foram afastados em março deste ano, como publicou o Coletiva.net.

Já os trabalhadores que entraram entre 1983 e 1988 deixaram a empresa assim que ela foi extinta. Os funcionários que tiveram seus nomes publicados no Diário Oficial desta segunda-feira, entraram entre 1988 e 1989 e estavam trabalhando por meio de uma liminar de uma ação movida pelos Sindicatos dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão do Rio Grande do Sul e dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul (Sindjors). A ação, no entanto, foi indeferida pela Justiça do Trabalho em outubro de 2020 e deu 180 dias para que os trabalhadores fossem afastados. O prazo se esgotou na última sexta-feira, 9.

"Nós não temos a intenção de acabar com as emissoras. Nós queremos continuar!", afirmou o gestor ao Coletiva.net. Para tanto, eles estão remanejando profissionais da casa. Sem a perspectiva de um concurso para novas contratações, a alternativa que está sendo estudada é realocar funcionários que estão cedidos para outros órgãos do Governo. Com quatro funcionários demitidos, o diretor da FM Cultura, Cléber Grabauska garantiu ao portal que a programação não será afetada. Atualmente, a TVE e a FM Cultura somam cerca de 120 funcionários, sendo 23 na rádio.

Confira a lista dos afastados (com as funções, conforme Diário Oficial):

Álvaro André Mello Grohmann (repórter)

Breno Caldas Neto (auxiliar técnico administrativo)

Eduardo Luz de Vargas (produtor gráfico visual)

Gerson Santos dos Santos (discotecário)

João Alves Brites Júnior (produtor executivo)

Luiz Henrique Mazzini Fontoura (produtor executivo)

Marco Aurélio Perasi Sagardia (coordenador de programação)

Maria Ignês Bortolotto (técnico administrativo)

Paulo Roberto Gomes da Costa (repórter cinematográfico) 

Sandra Xavier Reis (técnico administrativo)

Comentários