Notícias

Mais para ler

Confira a coluna de J.A. Moraes de Oliveira e o artigo de Braulio Tavares

A relação do pintor e escritor Pablo Picasso com as belas mulheres, que se traduz em sua arte, é registrada na coluna de hoje de J.A. Moraes de Oliveira. “Não se sabe exatamente quantas mulheres ele amou e dominou. Nunca estava satisfeito com o que pintava – e, aparentemente, logo se cansava da mulher que tinha a seu lado. Mas isto não o impediu de viver grandes paixões ao longo de seus 92 anos de vida. As biografias oficiais registram oito mulheres, incluindo as duas esposas legítimas, Olga Khoklova e Jacqueline Roque.” Leia em “O gênio e as belas”

No artigo “Paris, Argentina”, o escritor e jornalista Braulio Tavares trata sobre a Paris de Julio Cortázar, na novela “Jogo da Amarelinha”. “A literatura de Julio Cortázar é uma literatura da grande metrópole, dos labirintos da grande cidade, que no seu caso é geralmente Paris, com uma ou outra incursão por Buenos Aires.  Em O Jogo da Amarelinha, o protagonista Horácio Oliveira percorre as ruas de Paris como uma agulha de vitrola percorre os sulcos de um disco, e do atrito entre os dois brota uma sinfonia de paixões, desencontros, crises existenciais, mortes, bebedeiras, cigarros, mates, esbarrões com o absurdo e o surreal.”

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.