Concluindo a primeira etapa de alterações propostas pela Superintendência de Comunicação Social, a jornalista Marisa Schneider assumiu na última sexta-feira, 2, a apresentação do telejornal Espaço Público, da TV Assembleia. “Estar à frente de um jornal com a participação das três esferas de poder é uma oportunidade ímpar”, diz a jornalista e radialista. Natural de Porto Alegre, é formada em Jornalismo pela PUC e, entre outras atividades, atuou como âncora do SBT-RS e como produtora executiva, coordenadora de programação e apresentadora nas rádios Gaúcha AM e Itapema FM. Em São Paulo, foi repórter e apresentadora da Rádio e TV Bandeirantes e Rádio USP-SP.
Marisa Schneider atuará também no programa Personalidades, que passa por modificações, com a proposta de sair do estúdio. A produção será de Cristiane Casapícolla, que já produziu Lasier Martins e Tânia Carvalho, entre outros comunicadores. Novos programas também estão em produção para a estreia em canal aberto, entre abril e maio. Entre as mudanças para este ano, está confirmada a integração das redações de rádio e TV.
O programa Espaço Público é produzido e gerado, ao vivo, de segunda a sexta-feira, dos estúdios da TV Assembleia. Sua pauta é focada nos grandes debates que ocorrem no Parlamento gaúcho, sempre com entrevistados no estúdio, nas Comissões ou em outros pontos, de acordo com o tema. Com 45 minutos de duração, o telejornal tem intervenções da reportagem do Palácio Piratini, onde são abordados assuntos do Executivo, no âmbito estadual. A editora-chefe do programa, Graça Vasques, lembra que as notícias do Poder Judiciário também estão inseridas no jornal. “Nosso objetivo é esclarecer e informar a população. Prestamos contas diariamente”, explica.
Civa Silveira, diretora da TV Assembleia, adianta que outros programas estão em produção. “Para nossa estreia em canal aberto, entre abril e maio, teremos novidades importantes para os telespectadores”, anunciou a jornalista. Entre as mudanças, o diretor de Jornalismo da Assembleia, Celso Bender, confirma a integração das redações de Rádio e TV. “A ideia da unificação é para racionalizarmos o trabalho. Começamos com a mídia eletrônica, que tem bastante afinidade”, destacou. Na reorganização da Superintendência, a TV Assembleia ganha força no conjunto da Comunicação institucional. “A TV está completando 10 anos de produção jornalística. É uma marca importante, que exige avanços”, enfatizou o superintendente de Comunicação, Marcelo Villas-Bôas. Segundo o jornalsita, a vinda de uma apresentadora com a experiência da Marisa Schneider faz parte da nova cara que a TV terá.


