MCom instala 13 antenas emergenciais por conta do ciclone no RS

Após determinação do presidente da República, pasta posicionou equipamentos de conexão banda larga em seis municípios

12/09/2023 15:00 / Atualizado em 12/09/2023 14:28
MCom instala 13 antenas emergenciais por conta do ciclone no RS /Crédito: Reprodução/Telebras

O Ministério das Comunicações (MCom), juntamente com a Telebras, instalou 13 antenas de conexão banda larga via satélite em seis cidades do interior do Rio Grande do Sul. Os municípios Arroio do Meio, Encantado, Lajeado, Muçum, Roca Sales e Santa Tereza sofreram com as recentes chuvas que atingiram o Estado. De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, a ?ação imediata? da pasta, da Telebras e da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), foi um pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Juscelino ainda afirmou que o órgão continua atuando com o objetivo de "viabilizar a conectividade para as equipes de apoio humanitário e para pessoas atingidas?. O MCom montou um grupo de crise, em caráter emergencial, para acompanhar a situação dos locais abalados pelos desastres naturais na Região Sul. 

Os equipamentos saíram de Brasília na madrugada de quinta-feira, 7, e foram levados em aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB). Cada antena oferece acesso à internet na velocidade de 40 megabits por segundo de download e 4 de upload.