O teclado do Windows terá sua primeira mudança em 30 anos, com a adição de uma tecla que ativa o serviço de Inteligência Artificial (IA) da Microsoft, o AI Copilot. Ainda neste mês, chegam ao mercado os primeiros dispositivos com a novidade, nos teclados virtuais e nos laptops e desktops de parceiros da big tech.
Nos próximos dias, os fabricantes de máquinas parceiras da empresa exibirão computadores Windows 11 com o botão Copilot na Consumer Eletronic Show, em Las Vegas, considerado o maior evento de tecnologia do mundo. Com o tempo, a tecla passará a ser um recurso obrigatório.
Segundo Yusuf Mehdi, diretor de Marketing para o consumidor da Microsoft, a Inteligência Artificial será perfeitamente integrada ao Windows, desde o sistema até o silício e o hardware. ?Estamos agora em um novo momento transformador na nossa jornada, com o Copilot sendo o ponto de entrada para todo o universo de IA nos computadores pessoais?, afirma.
A última alteração no layout dos teclados da Microsoft foi em 1994, quando foi adicionada a tecla Windows/Start. A novidade faz parte dos planos da empresa de fazer de 2024 ?o ano dos computadores pessoais com IA?. O botão Copilot ficará à direita da barra de espaço, numa posição estratégica para que o usuário possa acessar rapidamente as ferramentas de Inteligência Artificial generativa. Além disso, o atalho ajudará os usuários a criar imagens, escrever e-mails e resumir textos.